O mestre do Ministry, Al Jourgensen, está pronto para relaxar com suas cabras.
O titã da música industrial está em casa, na Califórnia, para falar sobre o teor politicamente carregado e furioso de 'Hate to Go – Takeout or Delivery', o incisivo álbum de despedida do Ministry — o 17º desde que Jourgensen iniciou sua carreira com o álbum de synth-pop 'With Sympathy', em 1983, quando ainda vivia em Chicago, Illinois.
Famosamente, Jourgensen aumentou a agressividade do som ao longo dos anos 80, incorporando guitarras metálicas, batidas processadas de thrash, gritos distorcidos e samples críticos a políticas em álbuns revolucionários como 'The Land of Rape and Honey' (1988), 'The Mind is a Terrible Thing to Taste' (1989) e o magnum opus de 1992, 'Psalm 69: The Way to Succeed and the Way to Suck Eggs'. O novo álbum mostra Jourgensen e companhia mais uma vez esbravejando contra a corrupção governamental, a idiotice social e um mundo caótico. Ele demonstra preocupação com o avanço da inteligência artificial, que, segundo ele, ainda está em sua fase de 'adolescente petulante', mas é indiscutivelmente assustadora.
À medida que se aproxima dos 70 anos, Jourgensen continua revoltado, mas está pronto para que uma nova geração de revolucionários musicais assuma a luta, punhos erguidos.
“Estamos repetindo a mesma mensagem há 35-40 anos... É hora de passar o bastão para uma nova geração”, diz ele. “Sempre houve corrupção nos governos, e sempre haverá, sempre existirão guerras desnecessárias e mortes estúpidas. Isso não é novidade, e não vai desaparecer.”
Jourgensen ainda tem uma turnê mundial pela frente, mas, após uma apresentação de despedida ainda não detalhada em Los Angeles, marcada para 30 de outubro de 2027, ele pretende largar o microfone e focar em uma nova paixão — criar cabras que vão pastar nos campos da Califórnia a serviço do Corpo de Bombeiros de Los Angeles.
“No momento, o cachorro já não tem muita briga sobrando. Tenho mais um ano de luta”, confirma. “Queria ter parado depois de 'Hopiumforthemasses' (2024), mas a banda, que está junta há cerca de 12 anos, me convenceu. Disseram: 'Olha, ainda tem um último chute nesse burro. Vamos nessa!'”
Mesmo assim, ele confessa sobre o resultado final: “Estou muito feliz com esse último álbum e ansioso para essa última turnê — porque é a última turnê.”
Desacelerar, obviamente, levou tempo. Jourgensen credita a superação das drogas ilícitas há mais de 20 anos. Mais recentemente, ele fez as pazes com o synth-pop do início dos anos 80 — resgatando músicas de 'With Sympathy' e 'Twitch' (1985) nos shows, além do projeto de regravação 'The Squirrelly Years Revisited', lançado no ano passado. Foi uma forma de superar a “raiva e os demônios” em torno do material mais antigo do Ministry, e ele sorria de orelha a orelha ao subverter músicas como “Revenge” com uma pegada mais distorcida.
'Hate to Go – Takeout or Delivery', por sua vez, mostra Jourgensen chutando o mundo enquanto se despede. Riffs pesados e batidas mecânicas acompanham o vocal combativo de Jourgensen contra o fascismo (“Voices of Hate”, “Clown Car”) e o desprezo pela administração atual (“We Hate” e a faixa “Grifter”, que sampleia Trump). O álbum encerra com a quase jubilosa “We’re Still Here”, na qual Jourgensen fecha a carreira do Ministry com uma última canção ao lado do colaborador da era clássica, Paul Barker.
Os caminhos de ambos se distanciaram desde que pararam de trabalhar juntos em tempo integral, em 2003 — “Ele é mais do tipo ambiente; eu sou mais do tipo volume no 11” —, mas a reunião de mentes produziu um momento único para 'Hate to Go', cercando o lamento de Jourgensen com vocais de coral e ganchos de guitarra surpreendentemente otimistas. A canção reflete sobre a convulsão social e a perseverança. Os integrantes sempre mudam — isso é natural —, mas o líder notoriamente rabugento do Ministry acredita que ainda há esperança para a humanidade.
“Deixei isso para os mais jovens”, ele reitera sobre a mensagem. “Sou como minhas cabras, cara — estou bem irritado. Cansado de comer latas e mato. Mas achei importante sair de cena de uma forma que não fosse só o Ministry sacudindo o punho para as nuvens.”
Decidindo o fim
Houve um momento específico que fez você decidir que este era o álbum certo para encerrar o Ministry?
Al Jourgensen: Existe essa condição sociológica de 'Por que continuar sacudindo o punho para as nuvens?' Nada realmente muda. É hora de passar o bastão para uma nova geração...
Tem também a questão da idade. Estou chegando aos 70, e não quero ser um desses caras que tocam aos 80 ou 90 anos. Não tenho essa necessidade.
Tenho amigos que fazem isso e tentam me explicar. Por exemplo, Billy Gibbons, do ZZ Top — com quem já trabalhei algumas vezes no Revolting Cocks e no Ministry —, diz: “Cara, eu adoro voltar ao palco e ver que o público ainda enlouquece!” Eu nem percebia isso no auge da minha carreira.
Quando estou no palco, nunca sinto aquela satisfação adrenalínica. Minha mente funciona como a de um produtor: garantindo que a banda está coesa, que as frequências estão certas nos monitores, que estamos afinados. Claro, tenho que me concentrar nas minhas partes e nas entradas. E o Ministry nunca foi de conversar entre as músicas, só vamos de “1-2-3-4”. Então, nunca tive esse grande barato de adrenalina que esses velhos falam.
Desacelerando e criando cabras
Você está pronto para sair do “clown car”, como diz no álbum. O que te atrai na ideia de desacelerar?
Ah, já queria fazer isso há um tempo. O que me atrai em desacelerar é que, há 22 anos, parei com todas as drogas ilícitas: heroína, crack, metanfetamina. Isso me desacelerou, mas levou um tempo para me acostumar. Não vivo mais no tempo dos traficantes há 20 anos. Você aprende a reajustar a vida e começa a valorizar coisas que ignoraria enquanto estava no caos da fama, dinheiro e vícios.
Encontrei essa zona de tranquilidade geográfica aqui na Califórnia e gosto muito disso. Não é como se eu estivesse entediado. Tenho coisas para fazer.
Você tem dito que vai criar cabras quando tudo acabar. É um objetivo literal?
Sim! Acho pacífico. Fico sentado na varanda vendo minhas cabras comerem mato. Tenho um pequeno terreno aqui, e o condado de Los Angeles paga entre 15 e 20 mil dólares por mês para quem tem um rebanho de cerca de 20 cabras e as leva para áreas que o Corpo de Bombeiros considera risco de incêndio. Você solta as cabras, elas pastam por algumas semanas, depois é só buscá-las. Não precisa fazer nada. Acho cabras legais — são tão rabugentas quanto eu!
Acho que é uma forma perfeita de mudar de carreira. Não tenho outras habilidades. Não tenho um emprego de verdade há 45 anos. Acho que poderia recolher carrinhos no estacionamento do Walmart ou Costco, ou cumprimentar pessoas e conferir recibos... mas prefiro as cabras.
Crítica social e a mensagem final
Você mencionou a frustração de ter que destacar os mesmos problemas em cada disco. Quais são as ideias mais ousadas que você traz nesse último trabalho?
Nenhuma mais ousada que em outros discos. É o mesmo bom senso: o que estamos fazendo como sociedade neste planeta? Você está feliz com nosso comportamento como espécie?
...Mas a abordagem neste álbum é diferente. O advento da internet mudou a sociedade profundamente. A IA é isso em esteroides, como passar de cavalos para carros, de lampiões para eletricidade. Foram grandes mudanças. Esta é ainda maior.
Acho que uma das melhores soluções seria quase fundir-se com a IA, porque não podemos competir com ela. Já ultrapassamos nosso tempo útil no planeta. Somos como gafanhotos. Roubamos todos os minerais e destruímos tudo. A Terra é como um Airbnb alugado para um grupo de jovens do rap ou do rock — eles vomitam, derramam cerveja nos móveis, destroem as obras de arte, urinam no carpete, sabe? Basicamente, foi isso que fizemos. Pegamos um Airbnb perfeito e detonamos tudo.
IA, música e autenticidade
Os motores de IA certamente já estudaram toda a música do Ministry. 'Hate to Go' pode ser o último álbum feito por Al, mas as pessoas podem criar seus próprios discos do Ministry via IA.
Bem, nenhuma música deste álbum foi feita por IA. Não seguimos esse caminho. Se você é músico há 40 anos e precisa disso, ou está preguiçoso ou em um asilo.
Isso estava fora de questão, mas perguntamos para as IAs: “Como você acha que o Ministry soa?” Elas devolveram algumas coisas, mas pensamos: “Isso é estúpido. Parece com o Limp Bizkit”, ou algo assim.
É isso que quero dizer: elas têm todo o conhecimento do planeta, mas não viveram o planeta. São como adolescentes que acham que sabem tudo, mas não sabem nada porque não têm experiência. Sabe?
Não existe algoritmo para transformar luto em música. Elas podem fazer a matemática e soar como uma cópia do Ministry, mas não tem nada a ver conosco. Até as letras são, ouso dizer, infantis. Não que eu seja o Shakespeare... mas ou nós amadurecemos rápido como sociedade, ou as IAs precisam amadurecer.
Todos olham para o céu procurando alienígenas. Eles já estão aqui, nos nossos computadores, TVs, em todo lugar. Já vivem entre nós... e são adolescentes petulantes.
Paul Barker e o último ato
Pode falar sobre a importância de ter Paul Barker de volta em “We’re Still Here”, a última música do último álbum do Ministry?
Quando decidimos que esse seria o fim, uma das coisas pré-planejadas era trazer o Barker de volta e também o Josh Bradford — vocalista do RevCo — para os vídeos. Queria dar aos fãs um pacote do que achamos que é o som do Ministry. Embalar tudo com um laço, e as cerejas do bolo são trazer velhos parceiros para mostrar que ainda há esperança para o mundo.
Chegamos a cogitar eu e Barker fazermos o álbum inteiro juntos, mas percebemos que nossos caminhos musicais são muito diferentes hoje. O que funcionava nos anos 90 não funciona mais. Tentamos, mas então disse: “Vamos parar com isso”, no sentido de fazer o álbum inteiro. “Vamos focar em uma música onde nossas habilidades e estéticas se encontrem.” Assim nasceu “We’re Still Here”.
A mensagem é a mesma. Já dissemos que íamos ser extintos antes, mas ainda estamos aqui. Ninguém achava que eu e Barker voltaríamos a trabalhar juntos, mas estamos aqui! Na verdade, agora ele mora perto e somos amigos, coisa que nunca fomos na época da banda. Agora saímos juntos! Sempre há esperança.
Quis deixar essa última música com essa mensagem, considerando o caos e a anarquia em que vivemos. Ainda há esperança.
Legado e despedida
No início do álbum, há o sample “Se você não usa sua voz, você a perde”, uma declaração marcante para um disco final. Como você reflete sobre o que disse ao longo da carreira do Ministry e sobre onde está deixando as coisas?
Engraçado você mencionar isso. É uma citação do Obama. Entre 2008 e 2012, fazíamos campanhas de registro de eleitores em todos os shows. Acho que o Ministry foi responsável por mais de 500 mil novos eleitores registrados. Isso era importante para nós.
Este álbum não reinventa a roda. Para mim, é um agradecimento aos fãs, um greatest hits sem que essas músicas tenham sido hits ainda. Lançamos o álbum de maiores sucessos do Ministry sem nenhum sucesso. [Risos] Como toda minha carreira, é tudo meio ao contrário.
Foi importante encerrar com um disco pesado, em contraste com o experimento de Squirrelly Years?
Bem, Squirrelly Years foi só um projeto de vaidade, mas foi muito divertido. Foi a turnê mais divertida que já fiz! Eu sorria de orelha a orelha toda noite. Foi ótimo porque tirou muita raiva e demônios que eu tinha, o amargor de ter feito aquele disco ('With Sympathy', de 1983), e poder me apropriar dele. Tirei sarro do disco nos meus termos. Foi brilhante para meu bem-estar emocional e psicológico, enfrentar esse dragão que me assombrava há 40 anos. Enfim, foi ótimo.
Mas eu queria deixar algo palpável para os fãs antes de partir, algo que eles digam: “Sim, esses são os caras! Esse é o som!” Sair chutando e gritando, mas com um pouco de positividade no final. A formação atual está junta e entrosada há tantos anos que compor essas músicas foi natural. Não forçamos nada para ser diferente. Obviamente, os samples mudam conforme a situação global, mas fora isso, soa como um disco do Ministry com coração.
Não ficamos melancólicos durante o processo. Era mais tipo: “Isso ficou animal, põe aí. Isso devia estar no Psalm 69!”
Foi divertido. Não teve nada de reflexivo ou nostálgico. Exceto, talvez, por algumas sessões com o Barker, em que só ficamos conversando e tomando cogumelos, pensando: “Que trajetória estranha, de onde começamos até aqui.” Tivemos algumas sessões de estúdio em que nem gravamos nada!
Turnê final e futuro
Quanto tempo acha que vai durar a turnê de despedida? Vai além de 2027?
Não, não, não... definitivamente não vai além. O último show será em 30 de outubro de 2027, aqui em Los Angeles. Aí posso largar o microfone, ir para casa e cuidar das minhas cabras.