Entrevistas

Publicado em

UNCLE ACID AND THE DEADBEATS reacendem o metal retrô em 'Shapes Of Midnight'

O universo alternativo criado pelo guitarrista/vocalista Kevin Starrs, do UNCLE ACID AND THE DEADBEATS, para o novo (e sétimo) álbum de estúdio da banda, "Shapes Of Midnight", não parece tão...

UNCLE ACID AND THE DEADBEATS reacendem o metal retrô em 'Shapes Of Midnight'

O universo alternativo criado pelo guitarrista/vocalista Kevin Starrs, do UNCLE ACID AND THE DEADBEATS, para o novo (e sétimo) álbum de estúdio da banda, "Shapes Of Midnight", não parece tão distante assim quando se considera o estado atual dos assuntos mundiais. Remetendo a "A Máscara da Morte Rubra", de Edgar Allan Poe, uma praga desceu sobre a humanidade. A classe dominante se isolou do resto da plebe. Ainda assim, a praga encontra seu caminho para dentro. A morte para os elitistas (assim como para todos os outros) é inevitável. No mundo de Starrs, neste momento, não há finais felizes: os vilões continuam vencendo.

"Shapes Of Midnight" sucede o "Nell' Ora Blu", de 2024, dominado por sintetizadores, um desvio anunciado e quase controverso da infalível mistura do grupo britânico de BLACK SABBATH filtrado por um rock ocultista e garageiro sombrio. No entanto, assim como em "The Night Creeper" (2015) e "Wasteland" (2018), "Shapes Of Midnight" é um espetáculo de arranjos vocais envolventes e inteligentes, com os devidos fragmentos proto-metal de riffs e toques de sintetizadores assombrados. Poucos traçaram um caminho retrô tão genuíno e orgânico quanto o UNCLE ACID, que agora decidiu seguir carreira com seu próprio selo, Killer Candy Records, após vários anos e lançamentos pela respeitada Rise Above Records, de Lee Dorrian.

Pouco antes da banda iniciar sua turnê norte-americana em apoio a "Shapes Of Midnight", a BLABBERMOUTH.NET conversou com Starrs.

Blabbermouth: Você esteve com Lee e a Rise Above Records por um tempo. O que te levou a seguir o caminho independente em "Shapes Of Midnight"?

Kevin: "É algo que eu sempre quis fazer. Nossos dois primeiros discos, 'VOL 1.' e 'Blood Lust', lançamos de forma independente pela Killer Candy, e levamos o projeto até onde conseguimos. Eu não tinha dinheiro para prensar vinil; não tinha distribuição. Fazia tudo sozinho. Toquei o barco até onde deu, e felizmente o Lee apareceu na hora certa com a Rise Above. Ele se ofereceu para prensar o álbum em vinil, assinamos com eles e tudo foi ótimo. Eu sabia que, quando o contrato acabasse, seria bom voltar a ser totalmente DIY de novo. Estou feliz por termos feito isso."

Blabbermouth: Outras gravadoras maiores chegaram a procurar a banda?

Kevin: "Não que eu saiba, mas ouço tantas histórias de terror em que certas bandas apresentam um álbum no qual trabalharam duro e ouvem: 'Não, não estamos satisfeitos. Voltem e façam de novo.' Isso é horrível. Eu nunca conseguiria fazer isso. Acho que sou muito cabeça-dura para ser 'mandado' desse jeito. Isso era o bom da Rise Above: eles nunca interferiram na música. Sempre foi 'Façam o que quiserem, e lançamos o que vocês entregarem.' O Lee tinha total confiança no que fazíamos, e sabíamos que ele cuidaria de qualquer coisa que déssemos a ele. Poucas gravadoras são assim. Se assinássemos com qualquer outra, mesmo uma maior, provavelmente, de certa forma, seria um passo para trás. A quantidade de interferência que receberíamos, fazendo certas coisas de imprensa, vídeos de unboxing, isso não é pra mim. [Risos]"

Blabbermouth: Não combina com a estética da banda.

Kevin: "E a maioria das bandas não se sente confortável fazendo essas coisas, mas são obrigadas: 'Vocês têm que fazer.' Deviam apenas deixar as bandas seguirem seu caminho."

Blabbermouth: O caminho independente foi uma faca de dois gumes para você, com todo o trabalho extra?

Kevin: "Sim. Esse disco foi meio complicado porque houve atrasos na prensagem do álbum, então ele foi adiado algumas semanas, o que foi péssimo para nós porque, obviamente, estávamos nos preparando para a turnê. Tivemos que enviar coisas antes do que queríamos. Foi meio estressante nesse sentido. Se tivesse sido lançado algumas semanas ou um mês antes, estaria tudo certo. É o que está acontecendo com as fábricas de prensagem no momento, e aí as leis e regulamentos da União Europeia começaram a entrar em vigor, afetando o envio para países da UE. Isso só começou neste verão, então temos todos esses novos desafios com os correios de cada país, impostos e tudo mais. Não é o melhor momento para começar um selo. [Risos] Mas o que vamos fazer?"

Blabbermouth: Você gravou "Shapes Of Midnight" em Abbey Road há alguns anos. Como foi isso?

Kevin: "Você entra e sente a história do lugar: já viu fotos, tem um certo cheiro. [Risos] É meio estranho. Estávamos lá para trabalhar, então, depois que você supera isso, percebe que tem três dias e precisa fazer um bom trabalho; percebe que tem que botar a mão na massa. Usamos todas as mesas de gravação antigas do fim dos anos 60, começo dos 70; usamos todas elas e todos os microfones antigos dos anos 50 e 60. Eles soam incríveis. Eles têm uma coleção de microfones fantástica lá, e a sala soa muito bem, então você tenta captar o máximo possível. Usa microfones de ambiente para pegar um pouco daquela ambiência. Fico muito feliz de termos gravado lá. Foi uma boa experiência."

Blabbermouth: Você foi bem claro sobre o que queria fazer em "Nell' Ora Blu", mas e quanto a "Shapes Of Midnight"? Para onde queria ir?

Kevin: "Quis trazer alguns elementos do 'Nell' Ora Blu'. Mantivemos muitos sintetizadores analógicos; o sax aparece de novo neste disco. Sinto que, de certa forma, este álbum é uma soma de todos os discos que já fizemos. Cada vez que fazemos um álbum, você pega coisas e leva para o próximo e para o próximo. Eu sabia que queria fazer um disco mais hard rock, em comparação com o 'Nell' Ora Blu'. Ao mesmo tempo, depois do 'Wasteland', eu sabia que queria fazer o 'Nell' Ora Blu'. Você tem que pensar no que quer fazer e simplesmente fazer."

Blabbermouth: Gosto da frase sobre compor em "instrumentos que você não sabe tocar" para o "Nell' Ora Blu". É uma boa mudança de ritmo entre "Wasteland" e "Shapes Of Midnight".

Kevin: "Acho bom se desafiar e desafiar o público também. Eu sabia que muita gente não ia gostar porque, eu diria, não é o tipo de música que eles ouvem, o que tudo bem. É o tipo de coisa que eu ouço. Eu gosto disso, então seguimos em frente e fizemos. Muita gente tem medo de perder a base de fãs porque trabalha duro para construí-la, então tenta manter tudo seguro a cada álbum porque não quer destruir isso. Acho esse jeito de ser banda muito triste. [Risos] Jogar seguro não me parece lógico. Poder fazer um álbum que pode completamente ou potencialmente te destruir foi bem interessante. Muita gente odiou. Foi um desastre para eles terem esperado tanto por um álbum; ficaram realmente insatisfeitos. Às vezes é assim que acontece."

Blabbermouth: E vocês levaram isso para a estrada!

Kevin: "A gente curtiu muito fazer isso. Também foi um desafio. Todos usávamos in-ear monitors e tocávamos com metrônomo, então tudo ficava no tempo certo, e os diálogos entravam nos momentos certos. Foi muito divertido, e conseguimos fazer. De novo, teve gente — não sei o que esperavam. Avisamos que íamos fazer ao vivo, mas alguns ficaram chocados. Foram embora. [Risos] Não era o que queriam, mas foi engraçado."

Blabbermouth: Você adicionou George [Hudson, guitarra] e Rachel [Burnett, teclados] à banda há alguns anos. Tem muitos synths no novo álbum, qual foi a influência da Rachel?

Kevin: "Em 'I Won't Sleep', tem uma parte de sax que acompanha os versos, e eu tive essa ideia. A Rachel entrou e fez perfeitamente, e depois fez o solo de sax no final também. Teve outras faixas em que eu não sabia como terminar. Ela me mandou várias partes de sax que não entraram no álbum. Peguei uma parte, inverti e coloquei aleatoriamente no fim da faixa, e isso mudou totalmente a música. Ficou perfeito. Acabei me inspirando a fazer um final diferente do que eu tinha planejado. Isso foi algo que eu não esperava: foi um experimento inverter uma parte de sax e ver o que acontecia. Inspirou outra ideia."

Blabbermouth: Seus vocais sempre foram um ponto central da banda. Tem mais harmonias neste disco também. Como você se avalia como cantor hoje em dia?

Kevin: "Acho que estou melhorando. Quando começamos, eu não queria cantar de jeito nenhum. [Risos] Eu era só o guitarrista. Queria ficar no fundo, só tocando guitarra, mas acabamos esperando e esperando, tentando achar pessoas. Aí passou um ano, e eu disse: 'Isso nunca vai acontecer se eu não fizer.' Aí virei o vocalista. Demora muito para aprender a usar a voz direito. Sinto que estou cuidando muito melhor da minha voz, especialmente em turnê. Tento aquecer, evitar certos tipos de comida, e só tento proteger um pouco mais minha voz."

Blabbermouth: A última música do disco, "Sleep No More", é um pouco diferente para você.

Kevin: "Essa foi outra que eu não sabia como terminar. Estávamos riffando no final, e pensei: 'Só faz um fade out.' Depois, não lembro como aconteceu, mas enquanto trabalhava na música em casa, adicionei outra parte, depois outra, criei melodias por cima e tive a ideia de colocar uma espécie de spoken-word no final, uma voz 'assombrada', distorcida, que entra. É como se fosse um espírito maligno ou algo assim. Achei que fechou o álbum muito bem. Quando tive essa ideia, pensei em ZZ TOP, com aquele groove bem lento. É uma música interessante, com certeza."

Blabbermouth: O que te fez ligar "A Máscara da Morte Rubra", do Poe, ao conceito de "Shapes Of Midnight"?

Kevin: "Eu criei essa história e depois percebi o quanto era parecida com 'A Máscara da Morte Rubra'. Não foi uma influência direta, mas percebi que precisava mostrar respeito. Foi uma influência não intencional."

Blabbermouth: Em "Wasteland", você tem a humanidade isolada de tudo. No novo álbum, a elite está isolada da humanidade, e se dá mal. A morte vai alcançá-los de qualquer jeito.

Kevin: "Exatamente. Não importa a classe, a morte te pega no final. Gosto da ideia de separação entre as pessoas, e havia toda essa luta em ambas as partes da sociedade que eles criaram. Para mim, tudo acontece numa realidade alternativa à nossa, um mundo meio estranho, surreal, horrível. [Risos] E, de certa forma, todos os nossos álbuns, penso neles assim."

Blabbermouth: E, como acontece, eles refletem o mundo em que vivemos.

Kevin: "É isso: normalmente, no nosso mundo, o bem acaba vencendo o mal. Sempre gostei de terminar assim, mas nos últimos álbuns, o mal está vencendo e todo mundo se sente sem esperança. Talvez o próximo seja um pouco mais positivo. Não sei, mas se o bem voltar a vencer o mal, eu ficaria feliz com isso."

Blabbermouth: A banda ficou mais seletiva nas turnês. Isso não prejudicou sua popularidade, no entanto. Você acha que vai continuar assim?

Kevin: "Prefiro fazer um mês ou algo assim em um território, depois ir para outro lugar e fazer desse jeito. Temos bastante turnê vindo aí. Obviamente, América do Norte, depois voltamos, fazemos um festival na Europa, depois temos algumas semanas de folga, aí fazemos uma turnê no Reino Unido, e logo em seguida voamos para Austrália e Nova Zelândia. Este ano vai ser bem agitado. No ano que vem, vamos estar na Europa de novo. Teremos uma turnê lá e depois os festivais no próximo verão, mas é bom ter pausas entre as coisas."

Confira a entrevista completa aqui